Introdução à Fonoaudiologia

Ciência da Comunicação

A Fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana em suas manifestações normais e alteradas. Dessa forma, o objeto de estudo do Fonoaudiólogo trata-se da função neurológica mais complexa do sistema nervoso, a comunicação.  Além disso, seu estudo envolve os diversos aspectos envoltos a comunicação, como as funções estomatognáticas (respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala) e orofaciais, na audição, voz, linguagem oral e escrita, equilíbrio e fluência.

Somado a isso, é um profissional da saúde com ampla autonomia atuando em pesquisas, orientações, perícias, prevenção, avaliação, diagnósticos, tratamentos e consultorias, podendo atuar sozinho ou em equipes multidisciplinares.

Encontra-se em hospitais, clínicas, centros especializados em diagnósticos, unidades básicas de saúde, centros de habilitação e reabilitação, emissoras de rádio, televisão, teatro, empresas de próteses auditivas, indústrias, centros de referencia em saúde do trabalhador e auxiliar do poder judiciário.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia:

Art. 4º A formação do Fonoaudiólogo tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custoefetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

 IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

 VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Para ser um fonoaudiólogo é necessário realizar a graduação em fonoaudiologia (média de 4 a 5 anos) e possuir um registro ativo no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

Referencias: