Traumas da Face
Impactos desses traumas no Sistema Estomatognático
Os traumas faciais são lesões que ocorrem nos tecidos moles e ossos da face, podendo também acometer o cérebro, olhos, seios da face e dentição. A principal causa dessas fraturas são os acidentes por veículos automotores, porém vem sendo notada a incidência dessas lesões em casos de violências interpessoais, sendo a ocorrência mais comum no sexo masculino. É válido pontuar que esses prejuízos provocam consequências emocionais, estéticas e funcionais, podendo essas serem permanentes.
As alterações nos órgãos fonoarticulatórios, provocadas por esses traumas, são de grande interesse para os fonoaudiólogos, haja vista, que eles interferem diretamente no desempenho das funções estomatognáticas. O sistema estomatognático é composto por partes moles e duras, ou seja, músculos e ossos, além de dentes, articulações temporomandibulares, sistema vascular, sistema nervoso e espaços vazios. Além disso, é responsável por desempenhar atividades vitais para o ser humano, como a mastigação, deglutição, respiração, fala e articulação.
Somado a isso, é válido pontuar que esse sistema pode também iniciar um processo de adaptação devido o desajuste espacial e motor, além da presença de dor orofacial, o que corrobora com a realização dessas funções com alterações significativas, promovendo impactos relevantes à vida do paciente. Dessa forma, é necessário a avaliação e a identificação das adaptações funcionais para o direcionamento da prática terapêutica.
O fonoaudiólogo trabalha com uma abordagem miofuncional orofacial, importante como tratamento complementar nos traumas de face, buscando restabelecer as funções acometidas, evitando o risco de hipomobilidade, redução funcional e progressão de possíveis sequelas. Entretanto, é válido ressaltar a importância do trabalho interdisciplinar, tendo em vista impedir complicações que possam comprometer a reabilitação e recuperação do paciente.
REFERÊNCIAS:
CÂMARA, Glória Oti; MANGILLI, Laura Davison; SASSI, Fernanda Chiarion; et al. SISTEMA MIOFUNCIONAL OROFACIAL E TRAUMA DE FACE: REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA. São Paulo, Brasil. Disponível em: <file:///C:/Users/1083453/Downloads/v29n1a25.pdf>, Acesso em: 30 abr 2019