Queimaduras de Face
Post com Meus Amigos
As queimaduras são denominadas como toda lesão provocada por contato direto com calor, corrente elétrica, produtos químicos radiações, alguns animais e plantas, dentre outros. Essa lesões danificam os tecidos epiteliais causando a morte celular desses tecidos. Elas podem atingir tecidos subcutâneos, músculos, tendões e ossos, bem como o tubo digestivo e até mesmo a árvore respiratória.
A classificação é feita de acordo com a profundidade do local atingido, além disso é fundamental analisar a idade do paciente para que seja feito o cálculo de extensão e gravidade. Entretanto, é necessário examinar se a queimadura está associada a algum outro fator traumático ou sistêmico, haja que podem acarretar alterações imunológicas importantes.
Dependendo da área queimada haverão limitações em algumas funções do corpo, uma vez que, existem queimaduras tão profundas que conseguem alterar todo o funcionamento normal. Ao observar pessoas com queimaduras de face e pescoço, é possível constatar que a retração e perda do tecido irá causar limitações das expressões e das sensações.
De acordo com diversos estudos fonoaudiológicos pacientes com queimaduras nas regiões de face, pescoço, tronco e membros superiores apresentam dificuldades em realizar as funções estomatognáticas (mastigação, deglutição, respiração, fonação e sucção) e, alterações nessas funções fazem parte da atuação do Fonoaudiólogo que tem como principal objetivo realizar um trabalho preventivo, precoce e de reabilitação diante das sequelas funcionais do aparelho fonador e de todo o sistema estomatognático.
Somado a esses fatores é válido pontuar que além da dor e incômodo provocado pelas queimaduras, há diversas implicações relacionadas a autoestima em especial quando o rosto é afetado, haja vista que ocorrem alterações estéticas bastante significativas e também funcionais que implicam em prejuízos a forma como a pessoa se apresenta à sociedade.
O objetivo da terapia fonoaudiológica é em primeiro lugar equilibrar as funções de modo a desenvolver a melhora do quadro do paciente. Além de melhorar a estética e consequentemente a qualidade de vida.
Pollyana e Gabriela
“Pollyana de Andrade é minha amiga apaixonada por bebês e fonoaudiologia neonatal. Temos em comum amar fazer resuminhos das matérias e esquemas para ajudar nas provas. Obrigada por dividir esse post comigo!”
Referências:
- https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/queimaduras/
- http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_tratamento_emergencia_queimaduras.pdf
- https://studylibpt.com/doc/1256816/queimaduras-e-as-altera%C3%A7%C3%B5es-miofuncionais-e-lar%C3%ADngeas
- https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/91
- http://www.sbqueimaduras.com.br/revista/setembro-2009/05-tratamento-fonoaudiologico-em-queimadura-orofacial.pdf
- https://rl.art.br/arquivos/1587163.pdf