Primeiros passos para Leitura – Part. da Neuropsicopedagoga Carla Lara

Dicas práticas para os Pais

Aprender a ler é uma das conquistas da infância mais esperada, a partir dela é notável a melhora na autoestima, pois cria-se diversas oportunidades de aprendizado, melhora-se a capacidade de imaginação e criatividade. Entretanto, para que isso aconteça é necessário um ambiente acolhedor, acesso a materiais e a bons exemplos em sua casa.

Ao conversar com a Neuropsicopedagoga Carla Lara, ela disse da importância de a criança utilizar o desenho associado a leitura, pois é uma forma de ampliar o horizonte e possibilitar a interpretação, através de uma imagem mental do que se passou naquela narrativa.  Além disso, ressaltou a importância dos pais nesse processo, demonstrando a necessidade de empoderar essa criança e mostrá-la que está tudo bem errar, que ali é momento de aprendizagem.

Pontuou também diversas atitudes dos pais no sentido de estimular a leitura, entre elas “não ser um exemplo de leitura excelente”, isso mesmo, pois quando você lê para seu filho de forma muito rápida e com uma facilidade imensa ele se sente muito distante do seu exemplo. Dessa forma, é necessário ter uma leitura mais pausada, com boa articulação e atenta as expressões da criança, em especial se é o momento de dever de casa. 

Outra forma de verificar se seu filho está interpretando o que está lendo ou escutando é utilizar o reconto, pois nessa fase é notável a atenção dada as “letrinhas” em si e o esquecimento do conteúdo e da história. Dessa maneira, a interpretação oral não deve ser deixada de lado, pois é a partir dela que a criança faz sua significação e aumenta seu conhecimento em relação ao mundo que ela vive.

Outro ponto importante é a criança ter a habilidade de atenção, em especial a atenção sustentada, pois estamos em um mundo barulhento e cheio de distrações e nesse momento a criança necessita de foco para que sua aprendizagem solidifique, por isso a importância de um ambiente calmo e silencioso em especial para realizar as tarefas da escola.

Somado a isso, é muito importante que a criança manipule objetos, em especial jogos de quebra-cabeça, pois contribui para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, capacidade de raciocínio, resolução de problemas e coordenação motora. Sendo esse associado a leitura, pois a criança começa a perceber de forma lúdica como é a construção de palavras, ao comparar as partes do quebra cabeça às silabas que são sequenciadas e organizadas para formar uma estrutura de frase.

Além disso, ela atentou a alguns sinais que a criança pode apresentar nessa época como por exemplo agressividade, aflição e ansiedade, sendo necessário identificar essas características para apoiar as crianças a enfrentar esse momento, que repercute em sua vida como leitor. Portanto, a fonoaudiologia e a neuropsicopedagogia vem auxiliar os pais e a criança nesse momento tão esperado.

Fique atento e procure ajuda sempre que sentir dificuldade para ensinar!

Carla Lara e Gabriela 

fonoaudiologia neuropsicopedagogia

“A Neuropsicopedagoga Carla Lara me recebeu em sua clínica (Inteiramente Consultórios) para conversarmos sobre a importância dos pais, profissionais da saúde e educação no processo de aprendizagem das crianças. Foi um momento de muito aprendizado, agradeço a oportunidade!”