Atitudes facilitadoras feitas pelos pais para otimizar o desenvolvimento da comunicação

A importância da Família nesse processo

  • Buscam proximidade física para facilitar a interação

O estabelecimento dessa atitude na rotina familiar mostra a criança diversos aspectos envoltos a comunicação, em especial manter o olhar com seu parceiro comunicativo e a percepção da mimica facial durante os atos de fala. Além de diminuir a discrepância entre o tamanho dos pais em relação a criança, favorecendo que a criança também se sinta parte do diálogo e não em uma posição inferior.

  • Imitam comportamentos da criança

Essa atitude demonstra o quanto os pais estão atentos ao que a criança manifesta. Tendo em vista, que ao imitá-la ela sentirá que os pais estão lhe dando total atenção. Além disso, aproveitar situações espontâneas ou vocalizações manifestadas pela criança, buscando dar significados verbais a partir do contexto.

  • Aguardam as respostas por parte da criança

Para realizar essa atitude os pais devem lidar sua ansiedade e evitar responder pela criança. Dessa forma, quando aguardam respostas os pais estão buscando que a criança trabalhe sua intenção comunicativa e estão também concedendo autonomia no discurso. É válido pontuar, a importância de os pais não preencherem todo espaço comunicativo, falando incansavelmente, nessa fase é importante oferecer tempo para que a criança se organize e comunique.

  • Buscam adequar seu nível de linguagem ao nível da criança

Adequar-se ao nível da criança não é “falar errado”, mas sim incluir a criança a um contexto, no qual ela entenda o que está sendo discutido naquela situação. É importante também lembrar-se de explicar com atenção as dúvidas que as crianças manifestarem, dessa forma os pais estarão adequando e otimizando o vocabulário e as significações feitas pela criança. Somado a isso, oferecer comandos simples e objetivos quando for solicitar algo a criança. 

  • Estão atentos aos esforços comunicativos feitos pela criança

Valorizar a intenção comunicativa da criança possibilita que ela aumente sua autoestima e consequentemente aperfeiçoe sua comunicação. Além disso, os pais devem estar atentos para responder a criança e não gerar uma quebra na comunicação e consequentemente comprometendo a interação.

                Essas são algumas atitudes que favorecem o desenvolvimento da linguagem de maneira satisfatória em crianças. Lembrando que o Fonoaudiólogo é o profissional especializado para auxiliar a família e realizar as intervenções necessárias em relação ao desenvolvimento da linguagem e os diversos aspectos envoltos a ela.

Referências:

  • Zorzi JL. A intervenção fonoaudiológica das alterações de Linguagem Infantil. Rio de Janeiro: Revinter; 199
  • Zorzi JL. Avaliação de crianças que apresentam Retardo de Aquisição de Linguagem