Implante Coclear

Post com Meus amigos!

O Implante Coclear (IC) é um dispositivo eletrônico que tem como função transformar os sons em estímulos elétricos diretamente para o nervo auditivo e, posteriormente, esses estímulos serão transmitidos para o cérebro, onde vão ser interpretados.

O procedimento para se realizar o IC deve ser indicado pelo médico e pelo fonoaudiólogo audiologista, podendo ser eficaz para qualquer pessoa (crianças acima de 12-18 meses, adultos e idosos) que possui perda auditiva neurossensorial bilateral severa a profunda. Além disso, o IC é implantado através de uma cirurgia, possuindo dois componentes: externo e interno. A parte externa é composta por um microfone, um processador de som (que fica atrás da orelha), uma antena e um fio, que serve para conectar o processador na antena, na qual está ligada à pele do paciente sobre a parte interna. A parte interna é composta por um receptor, que irá enviar para a cóclea os sinais elétricos por meio de feixes de eletrodos, sendo colocado cirurgicamente por baixo da pele do paciente.  

A atuação do Fonoaudiólogo na equipe de implante coclear é de grande importância, seja na etapa pré-cirúrgica, durante e após a cirurgia. Inicialmente, são feitas avaliações e o parecer do fonoaudiólogo é dado a equipe da cirurgia. Durante, ele é responsável por verificar o funcionamento e o nível de resposta do implante coclear. E após, ativar os eletrodos do implante e promover a reabilitação auditiva. 

A reabilitação auditiva no implante coclear tem início na ativação dos eletrodos e na realização do mapeamento,  além disso, a terapia auditiva gera mudanças cognitivas a partir das reorganizações químicas e estruturais no cérebro desencadeadas pela neuroplasticidade, fazendo com que os estímulos emitidos pelo implante possam ser realmente compreendidos pelo cérebro, haja vista que a qualidade do som percebido pelas pessoas implantadas é diferente, por isso, elas precisam de uma reabilitação adequada após a cirurgia.

Letícia e Gabriela

alunas fonoaudiologia 1

“Letícia de Abreu é minha amiga de classe e também parceira da Liga Acadêmica de audiologia, simpática e sempre com o sorriso no rosto. Obrigada por dividir comigo esse post! “